2023
Livro de 516 páginas, com toda a Coleção Santander Brasil. São mais de 1700 obras, de 360 artistas, abrangendo desde arte contemporânea até cartografia e iconografia dos séculos XVI ao XIX.
As obras estão divididas em quatro capítulos: artes plásticas (915 ítens), fotografias do Tuca Reinés (750 ítens), cartografia (71 ítens) e design (21 ítens). Todas tem foto, legenda e verbete explicativo. O livro traz também textos curatoriais e três índices remissivos.
Reunir tamanha diversidade em um volume, foi o grande desafio na criação do layout. São pinturas, desenhos, esculturas, gravuras, cerâmicas, objetos em vidro, mapas e fotografias, de muitos estilos, épocas e formatos.
O projeto gráfico começou com a pesquisa de formatos e papéis, pra que o livro fosse fácil de manusear e tivesse durabilidade. Definido o formato, iniciei o estudo de um grid de páginas que pudesse organizar e dar equilibrio entre as obras (tentando dar o mesmo peso visual entre elas), além de atender as especificidades de cada capítulo.
O processo também envolveu um cuidado especial com as imagens, que foram todas tratadas e redimensionadas para reproduzirem o melhor possível todas as obras.
Por fim, estudos de layout e uma pesquisa de acabamentos e papéis levou ao resultado final da capa – que não poderia privilegiar nenhuma obra em particular.
Coordenação editorial
Ana Helena Curti
Carlos Trevi
Textos
Agnaldo Farias
Dante Luis Martins Teixeira
Franz Manata
Milene Cara
Identidade visual e projeto gráfico
Regina Cassimiro
Diagramação
Regina Cassimiro e Débora de Bem
Tratamento de imagens
Effort Consultoria Gráfica